Dica de Filme: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho



"Se você roubasse um beijo, como faria pra devolver?"
Um nacional sempre é visto com certa desconfiança, afinal estamos acostumados a ter qualidade e exposição unidas quando se trata de um favela-movie, ou algo do gênero crime-movie. Depois do sucesso de Tropa de Elite, esse filme foi uma surpresa tanto para nós, brasileiros, quanto para os estrangeiros que se deliciaram com ele, por ser um filme quase despretensioso, mesmo sendo um romance adolescente gay, e ser um sucesso de crítica e com o seu público e ainda garantir vários prêmios de cinema internacionais
  O longa foi a adaptação do curta "Eu não quero voltar sozinho" que também foi premiado. Ambos apresentam o personagem principal, Léo, um estudante do ensino médio cego que busca independência; sua melhor amiga, Giovana, que cuida do Léo e anseia se apaixonar; e o novato Gabriel, o garoto de cabelos cacheados que muda as coisas na vida deles.
  O filme é muito mais do que parece ser. Tem uma profundidade inesperada e vai além do cliché adolescente. Os personagens parecem ser reais e os estereótipos são desafiados por atuações brilhantes de atores tão jovens. Os diálogos esperançosos entre Léo e Giovana cativam quem assiste, o jeito de Gabriel deixa mistérios no ar, enquanto a relação entre os três vai se construindo e mudando. Os detalhes são tão bem explorados que não se percebe que está assistindo a uma obra de ficção. Quando menos se espera, os créditos começam a rolar, indesejados.
  No fim, acredito que o filme deu certo pela junção de todas as coisas, pela simplicidade em mostrar as inseguranças de um adolescente, seus anseios e vaidades, com uma visão otimista da realidade, que tantas vezes não é tão boa como foi para o Léo. O filme deixa um sorriso no rosto, faz a gente sonhar e lembrar que ser jovem é isso. É se descobrir e se aceitar.

No vídeo abaixo, o curta que deu origem ao filme (vale a pena assistir):

Comentários